Você sabe o que é Aloe Vera?

Aloe Vera é também conhecida como babosa e é uma planta da classe das suculentas do gênero Aloe. É nativa das zonas secas do Sul e leste da África; naturalizada no norte da África. O Aloe Vera tem folhas triangulares, grossas, suculentas, orladas de espinhos.
O Aloe Vera tem sido usado há mais de 6000 anos para fins cosméticos e medicinais.
Encontramos registros sobre o uso de Aloe Vera no ano de 2100 a.C. E no Egito, em 1550 a.C, grafado em papiros. Existem apontamentos que mostram o Aloe Vera sendo usado como o segredo de beleza de Cleópatra e Nefertiti. Também no Egito o Aloe Vera era fundamental nos rituais funerários e de embalsamação, comprovando que os egípcios conheciam o poder e as propriedades bactericidas e fungicidas da planta.

Médicos ilustres tais como Aristóteles e Hipócrates, a sua época, evidenciavam as riquíssimas propriedades do Aloe Vera na cura de feridas, furúnculos, doenças de pele, doenças oculares e também para prevenir queda de cabelo.
Mais recentemente, após a Segunda Guerra Mundial, o Aloe Vera foi amplamente utilizado para tratar queimaduras das vítimas das bombas atômicas no Japão. Os Cientistas Japoneses afirmaram que pessoas que comeram Aloe Vera e aplicaram Aloe Vera na pele apresentavam problemas infinitamente menores aos que não fizeram uso da planta. Além de amenizar drasticamente as dores das queimaduras.
1 – Das Espécies de Aloe Vera
Existem mais de 400 espécies de Aloe Vera, mas uma espécie é considerada a imperatriz ou rainha das babosas, a BARBADENSIS MILLER que possui mais de 200 componentes nutricionais ativos.
É sobre essa espécie que vamos falar hoje: ALOE VERA BARBADENSIS MILLER
2 – Aloe Vera Barbadensis Miller
O Aloe Vera Barbadensis Miller leva de 4 a 5 anos para chegar à maturidade e poder ser colhida com todas as suas propriedades nutricionais. Cada planta chega a medir 1,5 metros de altura e cada folha pode atingir 1 metro e rende 1 litro de gel translucido. Possui folhas côncavas e robustas – cerca de três cm de espessura – com pequenas manchas brancas e espinhos triangulares não muito proeminentes.
O Aloe Vera Barbadensis Miller possui flores amarelas em formato de espiga que acontecem em uma haste bem ao centro da planta, podendo ter uma ou mais flores na mesma haste.
O Aloe Vera Barbadensis Miller é bastante resistente, podendo sobreviver em regiões com pouca chuva, inclusive no deserto, porém é intolerante a baixas temperaturas, geada e neve.
Existem milhares de estudos sobre o Aloe Vera e inúmeros relatos de benefícios obtidos na saúde e beleza, comprovando suas propriedades.

3 – Aloe Vera Pelo mundo
Amplamente difundido por incontáveis benefícios que o Aloe Vera pode trazer tanto no uso cosmético como medicinal, podemos encontrar produtos de Aloe Vera em praticamente todos os países dos cinco continentes.
Em cada lugar do mundo o Aloe Vera Barbadensis Miller, recebe adjetivos interessantes, que nos ajuda a ter mais crença de que é uma planta milagrosa, uma obra de arte da natureza.
Apenas alguns exemplos das denominações do Aloe Vera pelo mundo:
Na Índia é conhecida como Curandeira silenciosa;
Na China – Remédio harmonioso;
No Egito – Elixir da Longevidade, da imortalidade e da juventude;
No Japão – planta das queimaduras;
No Brasil – planta que cura câncer;
Na Europa da Idade Média – planta milagrosa

4 – Das propriedades do Aloe Vera Barbadensis Miller
Dentre os benefícios mais evidentes do uso do
Barbadensis Miller, podemos destacar as seguintes:
- Analgesia
- Antibiótica
- Anti-hemorrágica
- Anti-inflamatória
- Antimicrobiana
- Antioxidante
- Antisséptica
- Bactericida
- Carreadora
- Cicatrizante
- Desintoxicante
- Digestiva
- Energizante
- Fungicida
- Hepato-protetora
- Hidratante
- Imunomoduladora
- Laxativo – Adstringente
- Regeneradora tissular
- Rejuvenescedora
- Suplementação alimentar
- Transportadora
5 – Dos nutrientes do Aloe Vera Barbadensis Miller
Não se pode esquecer ainda que o Aloe Vera Barbadensis Miller tem mais de 200 nutrientes ativos entre eles:
- 12 vitaminas
- Vitamina A – responsável pela visão, pele, ossos e contra a anemia;
- B1 (Tiamina) responsável pelo crescimento dos tecidos e energia;
- B2 (Riboflavina) associada à vitamina B6 participa da produção das células sanguíneas;
- B3 (Niacina) responsável pela regulação do metabolismo;
- B6 (Piridoxina) junto com a vitamina B12 colabora para a produção das células sanguíneas;
- B9 (Ácido fólico) melhora da qualidade das diversas funções do coração, também atua de forma direta no combate e diminuição dos sintomas de ansiedade;
- B12 (Cianocobalamina) Combate anemia e problemas neuropatológicos;
- C (Ácido Ascórbico) estimula o sistema imunológico, combatendo infecções;
- E (Tocoferol) melhora o sistema imune e juntamente com a vitamina C combate infecções e doenças neurológicas, melhora a pele, o cabelo e unhas;
- D Auxilia na formação de ossos e dentes, na absorção de cálcio e fósforo, atua no sistema imune e muscular e auxilia também no processo de divisão celular;
- K Atua na coagulação sanguínea, no metabolismo ósseo e na prevenção de doenças cardiovasculares;
- COLINA melhora a memória, o raciocínio e a concentração, além de ser essencial para o metabolismo;
- 20 minerais
- Fosfato de cálcio: atua no crescimento e fortalecimento de ossos dentes e do sistema nervoso;
- Molibdênio: trabalha no crescimento normal das células e é responsável pelo metabolismo saudável, ajudando a eliminar toxinas do organismo;
- Germânio: atua na oxigenação celular, auxilia o sistema imunológico, a regeneração celular e elimina toxinas;
- Vanadium: responsável por contribuir no controle de açúcar no sangue, diminuindo os efeitos do diabetes tipo II, inibe a absorção de colesterol;
- Ferro: Absorve o oxigênio para dentro dos glóbulos sanguíneos, combate anemia e aumenta a resistência às infecções;
- Cobalto: previne anemia, regula o sistema nervos parassimpático;
- Boro: melhora a absorção de cálcio e magnésio e atua diretamente sobre ossos e dentes;
- Cloro: auxilia no equilíbrio hídrico, na pressão osmótica, ajuda na eliminação de bactérias e vírus;
- Enxofre: possui ação anti-inflamatória e antioxidante, combatendo radicais livres e aumenta as defesas do organismo;
- Iodo: sintetiza os hormônios produzidos pela tireoide, promove o crescimento fetal e o desenvolvimento do sistema nervoso;
- Zinco: fortalece a imunidade, atua no metabolismo, na cicatrização, na divisão celular na produção hormonal e na síntese de proteínas;
- Fósforo: regula o pH do sangue, controla batimentos cardíacos e atua no equilíbrio hormonal;
- Sílica: atua na síntese de colágeno, elastina e ácido hialurônico, sendo fundamental para os ossos, e articulações;
- Cobre: Participa da formação sanguínea;
- Cromo: Colabora no controle do nível de açúcar no sangue, do metabolismo e da glicose;
- Magnésio: São mais de 300 funções corporais que dependem direta ou indiretamente desse mineral;
- Manganês: Preservam o sistema nervoso e os músculos, regula o metabolismo e evita o surgimento de problemas cardiovasculares;
- Sódio: Juntamente com o potássio, regula os fluídos do corpo e transporta os aminoácidos e a glicose para dentro das células;
- Potássio: Regula os batimentos cardíacos, os fluidos do sangue e músculos;
- Selênio: antioxidante, protege a membrana das células, atua também na saúde dos ossos e tendões, fortalece o sistema imunológico e ajuda na prevenção de um vasto número de doenças, desde disfunções na tireoide até o Alzheimer, passando, no meio desse caminho, pelo câncer.
MONO E POLISSACARÍDEOS
- Os polissacarídeos
Polissacarídeos são grandes polímeros naturais formados por cadeias de monossacarídeos ligados entre si por ligações glicosídicas, que são ligações covalentes resultantes da condensação de dois monossacarídeos.
Uma das funções dos polissacarídeos é a reserva energética. Ao serem decompostos são liberados monossacarídeos, que pela ação de enzimas, transferem para o organismo a energia necessária para realização das atividades.
2. Acemannan
Acemannan é uma substância produzida pelo nosso corpo até a puberdade. Após esta fase precisa ser absorvida através da alimentação.
O Acemannan é parte constitutiva de todas as membranas celulares e é isso que ajuda aumentar a resistência imunologia contra parasitas, vírus e bactérias causadores de enfermidades. É a base de todas as células do tecido conjuntivo, incluindo a pele, as mucosas, os tendões, articulações, as cartilagens e a parte de que se originam os ossos.
Acemannan também é essencial para o funcionamento do líquido sinovial – presente nas articulações. Garantindo o bom funcionamento e a menor incidência de afecções como a artrite. O Acemannan também ajuda na absorção de água e nutrição do trato digestivo. Ainda falando do aparelho digestivo, o Acemannan estimula a movimentação dos órgãos contribuindo para a eliminação de “lixos” causadores de afecções.
O Acemannan também protege a medula contra os prejuízos causados por venenos químicos e drogas impregnadas.
3. Lignina
Lignina é uma substância à base de celulose, um material estrutural primário que confere propriedades de penetração.
As ligninas constituem uma parte significativa da celulose – uma substância fibrosa insolúvel que é o principal constituinte das paredes celulares das plantas.
Sabe-se que a lignina tem um importante papel no transporte de água, nutrientes e metabólitos além de proteger os tecidos contra o ataque de micro-organismos.
São essas ligninas que permitem que o Aloe Vera penetre na pele em até três camadas de profundidade.
As ligninas penetram nas áreas endurecidas da pele, proporcionando grande alívio para problemas de pele.
4. Saponinas
As saponinas são antioxidantes poderosos que protegem as células contra os radicais livres, ajudando a prevenir alterações no DNA que podem levar a doenças graves. Além disso, seu poder antioxidante também reduz a formação de placas de ateroma nos vasos sanguíneos, prevenindo problemas como infarto e AVC.
Qual a função das saponinas?
Por serem fontes de propriedades imuno-estimulantes, as saponinas ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a aumentar a imunidade. Assim, elas protegem o nosso corpo contra possíveis doenças.
Saponinas são um grupo diverso de compostos biorgânicos presentes em toda a natureza. Elas apresentam também diversos nutrientes essenciais para a saúde do organismo e que fazem parte da composição dos alimentos.
Além disso, ajudam na produção e controle hormonal, auxiliam no metabolismo e proteção do fígado, atuam na regulação do colesterol e da glicemia.
Considerações finais
O Aloe Vera Barbadensis Miller orgânico tem mostrado inúmeros benefícios à saúde, tanto no uso externo como na ingestão através de bebidas cuidadosamente preparada e devidamente estabilizada.

Fontes:
Monica Lacombe, estudiosa e pesquisadora de alimentos funcionais, escreveu diversos livros entre eles “Saúde e Beleza Forever”.
Michael Peuser, um dos maiores pesquisadores no mundo sobre o grande poder medicinal do Aloe Vera, autor dos livros “Câncer, onde está tua vitória?” e “Aloe, a Imperatriz das Plantas Medicinais” e “Os Capilares Determinam Nosso Destino”;
Carla Aparecida Pedriali Moraes, docente de pós-graduação do curso Estética e Cosmética do Centro Universitário SENAC (Santo Amaro) e doutora em fármacos e medicamentos na área de produção e controle farmacêuticos (cosméticos) da USP (Universidade de São Paulo);
Flávia Rosalba, dermatologista do Hospital Hora Certa Campo Limpo, gerenciado pelo CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim);
Jamar Tejada, farmacêutico naturopata graduado pela Universidade Luterana do Brasil (RS) com pós-graduação em ciências homeopáticas pelas Faculdades Associadas de Ciências da Saúde, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP);
Paulo Lessa, médico e proprietário do Instituto Lessa