6 – Alimento Funcional

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on email

Alimento Funcional

Alimentos Funcionais
Alimentos Funcionais

Alimento Funcional é aquele que além de sua função nutricional básica, contribui com a manutenção da saúde, pois possuem substâncias que oferecem esses benefícios, podendo proteger o organismo de doenças como diabetes, má digestão, prisão de ventre entre outros.

Os Alimentos Funcionais garantem nutrientes e calorias essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Os Alimentos Funcionais também podem contribuir para reduzir os riscos de doenças crônicas degenerativas, reduzir o colesterol, estimular o sistema imunológico, diminuição do risco de desenvolver alguns tipos de câncer, equilíbrio da flora intestinal, auxilia no crescimento.

É importante entender que o Alimento Funcional não atua como um medicamento, para se alcançar os benefícios é necessário consumir estes alimentos com regularidade.

Sendo assim, é necessário adotar uma reeducação alimentar, escolhendo consumir alimentos frescos, como frutas, legumes, vegetais, grãos, peixes ricos em ômega 3 e deixar de consumir produtos alimentícios, que são os industrializados, embutidos, que são muito processados, ricos em sal e gordura saturada.

De acordo com a ANVISA, “os alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes reconhecidos por promoverem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas, classificados em: carotenoides, fitoesteróis, flavonoides, fosfolipídios, organosulfurados, polifenóis e pro bióticos, organosulfurados, polifenóis e probióticos”.

Tais alimentos apresentam em sua composição, além de macro e micronutrientes, compostos bioativos que possuem ação metabólica e fisiológica específica, como redução do colesterol, ação antioxidante, atividade anti-inflamatória, entre outras. Entretanto, vale ressaltar que os estudos demonstram efeitos positivos no consumo desses alimentos, apenas quando em conjunto com uma ingestão alimentar adequada ehttps://www.aloeverasaudenutricao.com.br/comprar-aloe-vera-gel/ balanceada.

Dentre tantos alimentos que consumimos diariamente em nossa dieta diária podemos também acrescentar o consumo de Aloe Vera, mais especificamente o suco de Aloe Vera da Forever Living, orgânico e produzido dentro das normas de vários órgãos reguladores e seguro para o consumo humano.

Há milênios, o Aloe Vera é consagrado como uma das plantas com amplo poder de ação.

Atribuem ao Aloe Vera diversas propriedades como: adstringente, analgésica, anti-hemorrágica, anti-inflamatória, antisséptica, bactericida, cicatrizante, desintoxicante, digestiva, fungicida, hepa-toprotetora, dentre outras.

O Aloe Vera sempre foi conhecido por desobstruir o fígado, os intestinos, os pulmões e os rins. Com a evolução das pesquisas hoje também já se sabe que o Aloe Vera é capaz de:

  • Diminuir ou até mesmo eliminar a necessidade de uma grande variedade de medicamentos com fortes efeitos colaterais adversos.
  • Impedir a sobrevivência de uma grande variedade de microrganismos e promover a multiplicação e sobrevida da flora simbiótica.
  • Induzir a multiplicação e estimulação dos fibroblastos responsável pela síntese das proteínas que foram os tecidos conjuntivos – colágeno, elastina e reticulina.
  • Revitalizar e modular a ação do sistema imunológico, promover a resistência e o potencial de desintoxicação e auto-cura do organismo.
  • Ter forte ação antitumoral.
  • O Aloe Vera tem atuação sobre a maioria dos sistemas orgânicos.

O Aloe Vera no Sistema Circulatório

Alguns componentes do Aloe Vera ajudam a aumentar a contração do coração, auxiliando no miocárdio, da mesma forma que ajuda a diminuir a força de contração auxiliando o debito cardíaco.

Assim, há uma interferência sobre a velocidade dos batimentos cardíacos, há também uma interferência sobre a velocidade dos impulsos elétricos, sobre a força de contração do coração. Quando essa força aumenta, a quantidade de sangue ejetada pelos ventrículos, em uma única batida, também aumenta, fazendo com que a circulação melhore e os tecidos e células recebam maiores quantidades de sangue.

Um dos principais componentes contidos no Aloe Vera que beneficia o sistema cardíaco é o isocitrato de cálcio que pode atuar no sistema cardíaco inclusive de pessoas com antecedentes familiares com distúrbios dessa natureza que, nesses casos, atua como alimento preventivo.

O assunto “Alimentos Funcionais” é extremamente atual e vem contribuir no trabalho do nutricionista, focando não só na quantidade e qualidade da dieta, mas também nas propriedades funcionais dos alimentos nas diferentes fases da vida do paciente e auxiliando no tratamento de diferenças doenças.

Os brasileiros, de um modo geral, estão culturalmente doutrinados a ingerir uma grande quantidade de medicamentos. Basta sentir uma dor de cabeça e já procuram um analgésico, quando muitas vezes bastaria se hidratar e descansar um pouco para o sintoma “dor de cabeça” desaparecer. Desta forma, trazer a informação de que os alimentos podem nos curar pode parecer estranho para muitas pessoas, especialmente aquelas mais céticas, mas acreditem! Os alimentos estão cheios de componentes naturais que contribuem para a manutenção da nossa saúde. A própria natureza nos prova isso. Basta observarmos  o comportamento de povos mais antigos e mais afastados das grandes metrópoles. Esses  povos  tem na natureza e em seus alimentos naturais uma excelente forma de cuidar da saúde.

Prova ainda maior, está na celebre frase de Hipócrates que há mais de  2400 anos mostrava a estreita ligação entre o hábito alimentar e a diminuição de riscos de doenças crônicas e também sua importância no tratamento de enfermidades:

“Que o seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja  seu remédio”

Confira abaixo e entenda como um alimento natural, sem processamentos, beneficiamentos, refinamentos, cozimentos entre outros processos de melhorar a aparência mas prejudicando a qualidade pode contribuir para sua saúde.

Conheça alguns compostos, suas ações e em que alimentos são encontrados

  • Isoflavonas – reduz sintomas da menopausa e é anticâncer, encontrada na soja e derivados.
  • Proteínas de soja – Redução dos níveis de colesterol, encontrada na soja e derivados.
  • Ácidos graxos ômega-3 – Reduz o LDL – colesterol, tem ação anti-inflamatória, é importante para o desenvolvimento do cérebro e da retina de recém-nascidos, encontrados nos peixes de águas frias e geladas.
  • Ácido Linolêico – Estimula o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória. É encontrado nos óleos de linhaça, soja, nozes e amêndoas.
  • Catequinas – Reduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico. É encontrado em chá verde, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa, vinho tinto.
  • Licopeno – Antioxidante, reduz níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer, como de próstata. É encontrado no tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho, melancia.
  • Luteína e Zeaxantina – Antioxidantes; protegem contra degeneração macular São encontradas nas folhas verdes (luteína), pequi e milho (zeaxantina).
  • Indóis e Isotiocianatos – Indutores de enzimas protetoras contra o câncer, principalmente de mama. São encontrados n couve flor, repolho, brócolis, couve-de-bruxelas, rabanete, mostarda.
  • Flavonoides – Atividade anticâncer, vasodilatadora, anti-inflamatória e antioxidante. São encontrados na soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja.
  • Fibras solúveis e insolúveis – Reduz risco de câncer de cólon, melhora o funcionamento intestinal. As fibras solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois dão maior saciedade. São encontradas nos cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, etc, leguminosas como soja, feijão, ervilha, etc, hortaliças com talos e frutas com casca.
  • Prebióticos, Frutooligossacarídeos e Inulina – Ativam a microflora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestino. São extraídos de vegetais como raiz de chicória e batata yacon.
  • Sulfetos alílicos (alilsulfetos) – Reduzem colesterol, pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico e reduzem risco de câncer gástrico. São encontrado no Alho e cebola.
  • Ligninas – Inibição de tumores hormônio-dependentes. São encontradas na linhaça e noz moscada e no Aloe Vera Barbadensis Miller
  • Tanino – Antioxidante, antisséptico, vasoconstritor. É encontrado na maçã, sorgo, manjericão, manjerona, sálvia, uva, caju, soja.
  • Estanóis e esteróis vegetais – Reduzem risco de doenças cardiovasculares e são extraídos de óleos vegetais como soja e de madeiras.
  • Probióticos – Bífidobacterias e Lactobacilos – Favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon. São encontrados nos leites fermentados, iogurtes e outros produtos lácteos fermentados.

É importante considerar que esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada e balanceada. Isso quer dizer que, se a pessoa estiver utilizando um alimento para o controle do colesterol, ela somente terá resultados positivos, se a ingestão deste estiver associada a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol.

 

Fonte:

Universidade Federal de Santa Catarina. Alimentos funcionais. Jornal Eletrônico nº. 5, jun. 2008.

https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0,5&as_vis=1&qsp=1&q=alimentos+funcionais+anvisa&qst=ib

bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/220_alimentos_funcionais.html

https://www.posuscs.com.br/os-beneficios-do-suco-de-babosa/noticia/1047